Questões de História do Brasil Seja bem-vindo. Matéria Questões de História do Brasil Nesse teste será apresentado uma única questão por vez. Cada questão terá 5 alternativas, apenas 1 alternativa estará correta. Número de questões 5 Nome Provas: VUNESP - 2014 - MPE-SP - Auxiliar de Promotoria Disciplina: História do Brasil - Assuntos: 2.5.4. Ditadura Militar O desenvolvimento e crescimento econômico advindos da estabilização da economia contribuíram para estabilidade governamental. O governo Médici entrou para a história como o período em que se registraram os maiores índices de desenvolvimento e crescimento econômico do país. Porém, esta fase de prosperidade da economia brasileira tinha muito mais causas externas (internacionais) do que internas. O custo social e econômico para o país foi altíssimo. A brutal concentração da renda impediu que as camadas populares melhorassem sua condição de vida. As desigualdades sociais e a pobreza aumentaram neste período. (Renato Cancian, http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia–brasil/governo–medici–1969–1974. Acesso em 24.03.2014. Adaptado) Os acontecimentos descritos no texto ficaram conhecidos pelo nome de doutrina da segurança nacional. milagre econômico brasileiro. política das salvações. reformas de base. plano de metas. Nenhum Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: Prefeitura de Peruíbe - SP Prova: VUNESP - 2019 - Prefeitura de Peruíbe - SP - Professor de Educação Básica II – História O movimento abolicionista se estendeu até 1888, liderado por Joaquim Nabuco, Tavares Bastos e José do Patrocínio, e organizado pela Sociedade Brasileira contra a Escravidão. [...] Como afirmou Nabuco em O abolicionismo: “Não é aos escravos que falamos, é aos livres”. Segundo as suas lideranças, o movimento deveria se restringir ao âmbito das elites e das classes médias urbanas [...] [Roberto Ventura, Um Brasil mestiço: raça e cultura na passagem da monarquia à república. Em: Carlos Guilherme Mota (org). Viagem incompleta. A experiência brasileira. Formação: histórias (1500-2000)] A Sociedade Brasileira contra a Escravidão tem claras divergências em relação a) aos grupos que levaram a questão da luta pelo fim da escravidão para as senzalas, com a promoção de fugas e levantes, como os que ocorriam com a liderança de Antônio Bento. b) ao imperador Dom Pedro II, porque este se apresentava fora do país como um forte crítico da escravidão, mas impedia que uma maioria parlamentar fosse formada para se extinguir essa instituição. c) às classes médias urbanas, que consideravam desnecessária qualquer legislação para tratar do escravismo visto que as leis abolicionistas – Ventre Livre e Sexagenários – já haviam resolvido tal problema. d) aos deputados ligados aos grandes proprietários rurais do Nordeste, que eram contra qualquer legislação gradualista em combate à escravidão, porque consideravam que a abolição interessava apenas aos fazendeiros do vale do Paraíba. e) aos deputados liberais que defendiam que abolição da escravatura fosse feita com rapidez e associada a algumas medidas compensatórias, como a instrução escolar para os libertos. Nenhum Estado Novo foi um período da chamada “Era Vargas”, em que o presidente tinha os mais amplos poderes. Das alternativas abaixo, aponte aquela que corresponde a um evento ocorrido durante o Estado Novo. a) A população paulista deflagrou a chamada Revolução Constitucionalista. b) Foi criado o Ministério da Educação e Saúde, em novembro de 1930. c) Eclodiu a Intentona Comunista. d) O Governo aprovou a Lei de Sindicalização, que definia os sindicatos como órgãos consultivos. e) O Brasil participou da 2ª Guerra Mundial com a Força Expedicionária Brasileira. Nenhum CSTAPM - Prova 2011 - Questão 81 - Sobre o processo de colonização do Brasil, é correto afirmar que a) a principal tarefa do espaço colonial era o de fornecer para a metrópole riquezas materiais, como os escravos indígenas e as pequenas manufaturas. b) a metrópole incentivava o livre comércio da colônia com as nações europeias e os colonos tinham plena autonomia para escravizar os indígenas. c) a colônia, produtora de matérias-primas, de gêneros tropicais e consumidora de manufaturados metropolitanos, estava submetida ao monopólio comercial da metrópole. d) o pacto colonial instituiu relações econômicas igualitárias entre a colônia e a metrópole, o que garantiu um forte desenvolvimento manufatureiro na colônia. e) o exclusivo metropolitano assegurava para o espaço colonial liberdade política e religiosa, além de incentivar a utilização de mão de obra livre na colônia. Nenhum A chamada “Revolução Constitucionalista de 1932”, movimento paulista de oposição à “Revolução de 1930” que levou Getúlio Vargas à presidência da república, constituiu-se numa “desesperada” tentativa de retorno da “velha mentalidade oligárquica” e assentava-se em dois pilares ou temas básicos, a saber: a) A luta por São Paulo e pelo retorno de Luís Carlos Prestes ao Brasil. b) A luta contra o comunismo e pela defesa do governo da “República Nova”. c) A luta por São Paulo e pela ordem. d) A luta por São Paulo e pelo fortalecimento do governo Vargas. e) A luta por São Paulo e pela liberdade de imprensa. Nenhum Time's up